sábado, 10 de maio de 2008

Nativos e imigrantes digitais

Esse vídeo fala sobre a diferença entre imigrantes e nativos digitais. Ele é fruto de um trabalho acadêmico sobre informática e educação da professora Edméa Santos(UERJ).
Elaborado pelo meu grupo de estudo.

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Um Laptop por Aluno


O tema um laptop por aluno lançado foi originalmente por Nicolas Negroponte do MIT, que desenvolveu um novo modelo de laptop para educação, originalmente denominado OLPC (“One Laptop Per Children”) e, atualmente XO. O objetivo é produzir, em larga escala, laptops projetados especialmente para fins educacionais, a um custo aproximado de 100 dólares, para crianças em idade escolar nos países em desenvolvimento. Em decorrência desta iniciativa, outras propostas similares foram lançadas: Classmate (Intel) e Mobilis (Encore).

O governo brasileiro deu início então ao projeto Um Computador por Aluno (UCA) que envolve questões educacionais e de inclusão digital.

A execução deste projeto está a cargo dos ministérios da Educação, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; e Ciência e Tecnologia. Também participam a Casa Civil, o Serviço de Processamento de Dados do Governo Federal (Serpro) e universidades.

Atualmente, os equipamentos estão sendo testados por grupos de pesquisa que analisam os potenciais educacionais e de inclusão digital dos recursos disponíveis nestes equipamentos.


Cibercultura
Forma sociocultural que advém de uma relação de trocas entre a sociedade , a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrônicas surgidas na década de 70, graças à convergência das telecomunicações com a informática. A cibercultura é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual. Estas comunidades estão ampliando e popularizando a utilização da internet e outras tecnologias de comunicação, possibilitando assim maior aproximação entre as pessoas de todo o mundo. Este termo se relaciona diretamente com à dinânica política, Antropo-social, Econômica e Filosófica dos indivíduos conectados em rede, bem como a tentativa de englobar os desdobramentos que este comportamento requisita. A Cibercultura não deve ser entendida como uma cultura pilotada pela tecnologia. Na verdade, o que há na era da cibercultura é o estabelecimento de uma relação íntima entre as novas formas sociais surgidas na década de 60 (a sociedade pós-moderna)e as novas tecnologias digitais. Ou seja, a Cibercultura é a cultura contemporânea fortemente marcada pelas tecnologias digitais. Ela é o que se vive hoje. Home banking, cartões inteligentes, voto eletrônico, pages, palms, imposto de renda via rede, inscrições via internet, etc. provam que a Cibercultura está presente na vida cotidiana de cada indivíduo.

wikipedia

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Muita informação-Tudo que tem na cabeça! 


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com